Nova Era Drenagem e Pré Moldados

A metodologia BIM na execução de infraestruturas de loteamentos

Vindo desde meados dos anos 2000, a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção, do Inglês Building Information Modeling) vem se desenvolvendo desde então em velocidade exponencial, servindo como ferramenta para operadores, projetistas e construtoras de obras, um instrumento muito útil que possibilita a eficácia e a produtividade no local de trabalho.

Com a BIM os projetos ganharam uma nova perspectiva, o planejamento e as ações que os envolvem são desenvolvidos de maneira mais produtiva, conforme indicam pesquisas da área, correlacionando a metodologia com o caso de sucesso de grandes empresas.

Dentre as diversas vantagens de se utilizar esses processos em uma determinada obra, há a potencial economia no valor do orçamento inicial, a redução do tempo de execução do projeto, a diminuição dos erros de documentação e a redução nas atividades de retrabalho.

Conhecendo seus benefícios, diversos órgãos e governos passaram a exigir e implementar a utilização destes recursos em suas obras, no caso do Brasil não estamos tão distantes dessa realidade.

Mas o que é a metodologia BIM?

“Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas informações do ciclo de vida da construção, disponíveis em projeto.” Segundo o site AltoQi,

Estamos falando da possibilidade de gerar objetos paramétricos com características tridimensionais. Um objeto paramétrico é constituído por formatos geométricos associado à dados e regras. Desta maneira, temos objetos virtuais editáveis que podem ser alterados com facilidade, estes, por sua vez, dão suporte à uma plataforma BIM.

Trata-se de uma maneira de prever as possíveis interferências e necessidades de manutenção que podem ocorrer durante o ciclo de vida de uma obra, reduzindo as chances de improvisação e consequentemente diminuindo o tempo gasto na execução de uma obra. Por este motivo temos em mãos uma ferramenta que impulsionará o desempenho e garantirá um cronograma estável para a execução de um projeto.

Podemos ver portanto a importância de um planejamento bem estruturado para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura. BIM é uma das metodologias que facilitam este caminho.